Cura interior

03 áreas conectadas

Exemplo de imagem
Um dos textos que mais gosto sobre cura interior é o capitulo 1 e versos 5 e 6 do Livro de Isaias. Este texto mostra passos básicos para a cura:

Toda cabeça está enferma e todo o coração fraco: Cura para a mente e para o coração!

Como a mente, o coração e a língua podem nos derrubar se não mantidos sob controle. 

A língua é um "instrumento" pelo qual o coração exprime o que a mente depositou em seu celeiro. A mente capta mensagens auditivas, visuais, de tato, paladar e olfato. Os cinco sentidos são as janelas da nossa alma. Essas “imagens” captadas pela mente são depositadas no coração. A Bíblia diz que “a boca fala do que está cheio o coração”. O apóstolo Paulo nos exorta a não nos conformarmos com o mundo, mas transformar a nossa mente em Cristo.

A mente, o coração e a língua “funcionam” com interdependência, e se não forem dominadas, se transformam em áreas de risco. Esse trio pode tanto abençoar quanto matar; pode abrandar a ira ou “incendiar uma floresta”. Uma mente doente, adoece todo o corpo e contamina tudo à sua volta. Renovar a mente em Cristo é uma questão de saúde para o espírito, para a alma e para o corpo. Por isso vejamos como essas três áreas devem ser trabalhadas.

1. A mente: Infelizmente, muitas pessoas são aprisionadas pelos próprios pensamentos. Pensamentos de derrota, de inferioridade, frustração... O diabo, com sua sagacidade, coloca idéias em nossa mente que em nada condizem com a Palavra de Deus. Por isso, essa é uma área que merece atenção. A nossa mente precisa ser colocada cativa em Deus, precisamos lutar sempre contra os pensamentos que tentam nos destruir, dizendo que somos fracassados ou que nunca vamos vencer. E só nós podemos fazer isso. Que possamos entregar as nossas mentes a Deus, assim como está escrito: 

Derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo.” (II Co 10:5.)
2) O coração: Neste caso, referimo-nos as emoções que envolvem o nosso ‘frágil’ coração. Como o ser humano é pego por ele em situações diversas! Não há como negar que parte dos sofrimentos advém do nosso coração. Trabalhar as emoções para que elas não tomem conta de nós e nos façam sofrer, é algo que deve ser constantemente buscado por nós e principalmente ser buscado em Deus, pois dEle vem toda força para que possamos suportar as intempéries da vida. Lemos em Provérbios 4:23 a seguinte orientação: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração.”
3) A língua: “Uma língua maior do que a boca”. Quantas vezes já não ouvimos esse dito popular? Por meio dele podemos ver a dimensão dos males provocados por esse simples órgão do corpo humano. A nossa língua possui um grande poder. Ela pode ser usada para o bem ou para o mal. Para isso Tiago 3:10, diz: “Da mesma boca pode sair bênção ou maldição.” Cabe, então, a cada um de nós saber como utilizá-la, visto que por meio dela podemos destruir a vida de alguém com mentiras, calúnias, 
mexericos e palavras irônicas. Então, todo o cuidado é pouco. 

Que possamos orar como o salmista Davi: 

Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios (Salmo 141:3).